Você não pode copiar este conteúdo!
AR EN FR DE PT ES

Empoderamento e Protagonismo Feminino Em Um Novo Cenário

A ascensão feminina é uma realidade intensa em diversas partes do mundo. De fato, a figura da mulher moderna, movimenta hoje a economia e a sociedade.


por: Teodoro Malta Campos | em: 20 de fevereiro de 2019.

tags: Mercado Internacional
AudioPost:
                   

Certamente, em um mercado competitivo e globalizado, produtos de beleza para fazerem sucesso precisam estar alinhados a esse contexto e ter uma performance que apoie (condiga) o empoderamento e protagonismo feminino. Sendo esse um fator que diferencia o produto dos seus concorrentes.

Embora ainda sofra, a mulher exerce seu papel de protagonista!

  • O “Empoderamento Feminino segundo cartilha da ONU, nada mais é que um grupo de considerações que visam incorporar práticas e valores de igualdade de gênero, através do mercado empresarial em seus negócios;
  • Já o “Protagonismo é a representação principal da mulher que nos últimos tempos passou de elemento secundário a papel importante.

A busca pela Internacionalização de empresas e de novos mercados

Na década de 1970, dois pesquisadores suecos buscaram entender o sucesso da atuação das empresas da Suécia em nações estrangeiras. Após terem estudado diversos negócios e setores da economia, eles se basearam na ideia de Distância Psíquica para explicar o êxito ou não da internacionalização. Esse conceito pode ser entendido como o conjunto de conhecimentos que uma companhia possui sobre o mercado de atuação no país estrangeiro, principalmente questões culturais como língua, valores sociais e práticas de negócio. De acordo com os pesquisadores, quanto menor for a Distância Psíquica, maior será o sucesso dela em regiões geográficas exteriores.

Será que a Distância Psíquica ainda funciona atualmente, em tempos de mercado globalizado e comunicação instantânea?

Decerto a trajetória da FELPS no mercado externo tem mostrado que sim. Porém, há algumas especificidades do atual momento, especialmente sobre empoderamento e protagonismo feminino.

É inegavelmente perceptível que as mulheres estejam ficando cada vez mais fortes, seguras, com senso de independência ou interdependência, e isso reflete nos cuidados pessoais e com o embelezamento.

A ala feminina busca produtos que promovam resultado e beleza! Cabelos bem-tratados são sinal de potência, autoestima, vitalidade e alta performance. O mesmo pode se dizer com a rotina de cuidados com pele, rosto e vestuário. Afinal, mulheres poderosas e bem sucedidas também são charmosas e belas.

Alguns exemplos são: Mary Barra CEO da GM (Estados Unidos), Indra Nooyi, CEO da Pepsico (Estados Unidos) e Paula Bellizia CEO da Microsoft (Brasil).

Mary Barra, Indra Nooyi e Paula Bellizia respectivamente.

A Praticidade é outro ponto que emerge quando falamos em produtos de Beleza

A jornada dupla (trabalho e casa) ou tripla (trabalho, estudo e casa) que muitas mulheres enfrentam diariamente, faz com que exista a busca por produtos e terapias fáceis e práticos. O tempo é um recurso escasso, e não dá mais para gastar horas em um tratamento como se fazia antigamente.

Portanto, um produto cosmético quando desenvolvido, é fundamental que tenha um valor agregado do empoderamento e protagonismo feminino. Especialmente levando em consideração o mercado internacional.

E diante desse cenário, pode ser considerado um fator de redução da distância psíquica entre o fabricante FELPS PROFESSIONAL e a sua cliente final.

Comentários

Fazer login ou Criar conta
Login
Cadastro

X