Você não pode copiar este conteúdo!
AR EN FR DE PT ES
Dia-Da-Consciência-Negra-Herança-Da-Cultura-Africana-1

Dia Da Consciência Negra – Herança Da Cultura Africana

No dia da Consciência Negra preparamos algo para celebrar essa herança tão diversa, rica e bonita no Brasil! Lembrando que, uma data não é suficiente e que sim todo dia deveríamos celebrar a igualdade entre todos os seres! Já que, o ideal seria a comemoração por causa da intensa contribuição nas artes, beleza e tantos outros aspectos; E não ser um momento de reflexão sobre a luta histórica de desigualdade que o povo negro sofreu e ainda sofre.


por: Carla Madureira | em: 20 de novembro de 2019.

tags: Curiosidades
AudioPost:
                   

O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA HOMENAGEIA UM PERNAMBUCANO QUE NASCEU LIVRE, MAS FOI ESCRAVIZADO AINDA CRIANÇA: ZUMBI DOS PALMARES; MORREU EM 20 DE NOVEMBRO DE 1695. NO ENTANTO, APÓS 308 ANOS, FOI ESTABELECIDA COMO IMPORTANTE NO CALENDÁRIO. E SOMENTE DEPOIS, EM 2011 FOI SANCIONADA OFICIALMENTE. HOJE, EM MAIS DE MIL MUNICÍPIOS, INCLUSO SP, É FERIADO; E POR UMA INFELIZ COINCIDÊNCIA, JUSTO EM PERNAMBUCO NÃO É!

Mas, este feriado cujo objetivo maior é provocar o debate sobre a importância da cultura africana no Brasil, vai além da representação da raça. De fato, foi imenso o conteúdo etnocultural trazido consigo; isso porque, havia uma diversidade de escravos, vindos de várias tribos e regiões do continente africano. O que afetou em profundo várias áreas, por exemplo:

  • Idiomas e vocabulário visto nas palavras: Moleque, Dengo, Cafuné, Fubá, Cachaça, Axé, Muvuca, etc;
  • Costumes e crenças aos orixás: que deram origem às religiões afro-brasileiras como Candomblé e Umbanda;
  • Gastronomia principalmente regional: acarajé, vatapá, caruru, azeite de dendê. De mesmo modo, da África também vieram ingredientes tão importantes como o coco e o café.
  • Algumas Artes possuem origem nas tradições africanas: dança frevo, maracatu e capoeira, instrumentos berimbau e tambor, na música o samba; e como não podia faltar, o Carnaval!
  • É possível sentir a influência da cultura negra na Moda: turbantes, tecidos coloridos e estampados, rendas, nos colares grandes e chamativos, anéis e pulseiras feitos de miçanga colorida;
  • A Bahia é único estado onde o número de pessoas que se declaram negras é maior que brancas segundo pesquisa do IBGE.

E O CABELO COMO HERANÇA DA CULTURA NEGRA?

Levados a terras estrangeiras e forçados a se submeter aos outros padrões de vida e também de beleza, o cabelo afro tem sido uma característica essencial da história. Dos principais estilos tribais, dreadlocks, cacheados, alisados, Black Power, e variados penteados; as madeixas evoluíram ultimamente para um retorno de texturas mais naturais crespas e encaracoladas, acenando para a versatilidade de escolha. Aliás, algumas lutas com esse tópico ainda permanece!

Importante notar que, o movimento do cabelo natural não é exclusivo das mulheres; isto é, os homens podem aderir. Igualmente, se expande para além do Brasil, sendo encontrado em outros países de etnias afro.

Nas civilizações africanas primitivas, os penteados podiam indicar o histórico familiar, a tribo e o status social de uma pessoa. Assim tal e qual hoje, os cabelos da mulher negra são a origem de sua identidade e símbolo de seu empoderamento!

Isso levou mais pessoas a desistirem do mandato imposto artificialmente de que a cabeleira precisa ser reta para ser bonita. Claro que ainda existem aquelas que preferem fios lisos ou com menos volume por sua praticidade e caimento. Contudo, esse novo entusiasmo pelos cachos naturais vem ao mesmo tempo, em que ocorre um grande aumento nos produtos feitos especialmente para esse tipo capilar.

GRANDES MARCAS DESSE SETOR COMO A FELPS NÃO FICARAM DE FORA E LANÇARAM PRODUTOS EXCLUSIVOS PARA CUIDAR DAS MAIS BELAS MADEIXAS NEGRAS!

Cachos Azeite de Abacate da Felps 

Rico em vitaminas A, B, C, D e E, nutrientes, proteínas e sais minerais (aminoácidos, ácido fólico, ferro, magnésio). Dessa forma, fortalece e promove a saúde dos fios. Excelente para cacheados, crespos ou em transição, que estejam ressecados ou fazendo uso de algum tipo de química como coloração. A linha é composta por: Shampoo, Condicionador, Máscara, Azeite Umidificador, Gelatina Fixadora e Ativador. Aprenda a cuidar dos seus cachos independente do formato deles com os itens feitos com esse ingrediente fantástico Azeite de Abacate.

Em resumo, a figura de Zumbi nos remete que este é um dia a ser lembrado por todos; reconhecendo a influência gigantesca da cultura negra no nosso dia a dia! Aguarde nosso próximo post onde, contaremos um pouco mais das origens e traremos dicas de tendências para o cabelo da afro-brasileira.

Comentários

Fazer login ou Criar conta
Login
Cadastro

X