Você não pode copiar este conteúdo!
AR EN FR DE PT ES
Descobrindo-Os-Mitos-Das-Máscaras-Matizadoras-Parte-2-3

Descobrindo Os Mitos Das Máscaras Matizadoras – Parte 2

Essa é a continuação deste post sobre as verdades e os mitos das máscaras matizadoras. Voltando agora ao assunto dos loiros: temos muito acesso a sites, redes sociais, blogueiras, e ao conhecimento dos profissionais renomados ministrando palestras e cursos. Porém, algumas informações passam despercebidas se tornando verdadeiros Mitos e ninguém esclarece de forma definitiva a questão. Vamos aos principais incognitas do meio capilar:


por: Cássia Moura | em: 17 de julho de 2019.

tags: Segredinho da Beleza
AudioPost:
                   

UMA PERGUNTA QUE SEMPRE APARECE É: SERÁ QUE AS MÁSCARAS MATIZADORAS POSSUEM PODER DE CLAREAMENTO DOS CABELOS? MITO OU VERDADE? E A RESPOSTA É NÃO!

MITO

As Máscaras Matizadoras foram desenvolvidas para matizar ou desintensificar um tom indesejado. Sendo produtos com moléculas de pigmentos muito grandes, eles não passam pela abertura das cutículas ficando anexadas na superfícies dos fios agindo por acúmulo. Logo, é por este motivo que ás vezes o cabelo chumba (que seria o excesso de pigmento acumulado nas cutículas). Sua durabilidade não é alta, não são oxidativos e saem quando lavamos. Sendo assim, NÃO CLAREAM em hipótese alguma !!!! Quando desejar clarear as madeixas saiba que será preciso descolori-los com pó descolorante para atingir a altura de tom apropriado. E mais, definir que tom específico cada um deseja para fazer a escolha perfeita.

VERDADE

As três principais funções das Máscaras Matizadoras são:

  • NEUTRALIZAR tons indesejáveis – pode acarretar num efeito mais escuro nos fios;
  • INTENSIFICAR a cor pré-existente – como os vermelhos e os ruivos;
  • DIRECIONAR tons mais claros para as cores mais cobiçadas como: PÉROLA, BEGE E ACINZENTADO. Lembrando que essas tonalidades só serão possíveis com o fundo de clareamento ideal.

A MÁSCARA VIOLETA É DE LONGE A MAIS COMUM. CONSIDERADA UM PIGMENTO UNIVERSAL PARA DESAMARELAR OS FIOS, POIS SE ADAPTA A QUALQUER TIPO DE FUNDO AMARELO. ALÉM DISSO, MELHORARAM A PERCEPÇÃO DO LOIRO!

Evidente que a cabeleira precisa devidamente estar descolorida na altura de tom certa – 9 ou 10. Na tabela de fundo de clareamento é um amarelo bem claro, livre de tons alaranjados, ou seja, fios na tonalidade PEROLADA linda!

COMO ASSIM??? CONTINUAREI A USAR O VIOLETA COMO MODELO:

Vamo lá: um cabelo natural castanho claro (5.0) descolorido 5 tons, chegará em um loiro muito claro (9.0). Isto é, o fundo de clareamento (a cor que é revelada nesse processo de descoloração é o AMARELO CLARO). E a melhor cor para neutralizar o amarelo é o Violeta! Ele direciona a tonalidade para um perolado que seria a mistura do AMARELO + VIOLETA.

O QUE É COLORIMETRIA?

Descobrindo-Os-Mitos-Das-Máscaras-Matizadoras-Parte-2-1

É ciência e conjunto de tecnologias envolvidas tanto na quantificação quanto na investigação física do fenômeno de percepção de cores pelos seres humanos. Sua funcionalidade é a neutralização por cores opostas. E quando isso acontece, escurecemos o tom do cabelo e não clareamos como muitos pensam! Essa experiência pode ser feita em casa com guache e copos descartáveis com água, adicionando a cor revelada com a cor que supostamente irá usar como neutralizante. Desse modo, você conseguira ver a cor que será revelada.

FAÇA VOCÊ MESMO A EXPERIÊNCIA!

  1. Separe três copos, dois com a mesma medida de água e um vazio;
  2. Adicione Guaxe (ou tinta de tecido), na mesma quantidade em cada copo, um com amarelo e o outro com roxo (violeta). Se não a tiver, reproduza em um outro recipiente com um pouco de vermelho com um pouquinho de azul até chegar no roxo.
  3. Com os copos com suas misturas já preparadas, imagine que o amarelo é seu cabelo e o violeta é sua máscara, pegue o vazio e coloque um pouco do amarelo e em seguida adicione o violeta aos poucos. Ficará surpresa com a cor que irá se revelar…
  4. Use esse experimento para fazer outras misturas sempre imaginando a cor de seus fios e a cor da máscara que irá utilizar, para descobrir a cor formada. Isso não é adivinhação é Estudo, Ciência.
  5. Curiosidade: Na Colorimetria capilar quando misturamos todas as cores no final ficará MARROM.

POR ISSO, NA HORA DE COMPRAR MÁSCARA MATIZADORA, É IMPORTANTE ENTENDER A COR DE SUAS MADEIXAS E QUAL COR DESEJA QUE FIQUE! IGUALMENTE, PODERÁ ESCOLHER A MÁSCARA NA COR CERTA, LEMBRANDO QUE SEMPRE PODE MISTURAR OS PRODUTOS ENTRE SI.

A Felps Professional disponibiliza até este momento, TRÊS tonalidades diferentes de Máscaras Matizadoras:

Descobrindo-Os-Mitos-Das-Máscaras-Matizadoras-Parte-2-2

1- VIOLETA: Efeito Pérola, neutraliza os tons amarelos quando devidamente descoloridos.

2- GREEN: Efeito Bege, mantém e intensifica a tonalidade loira natural sem escurecer os cabelos.

3- BLACK: Efeito Cinza, neutraliza o tom alaranjado ou direciona o loiro para o efeito acinzentado quando devidamente descoloridos.

Todas essas máscaras cumprem sua proposta, quando os cabelos precisam passar por processos de descoloração e conseguir o efeito PÉROLA, BEGE ou CINZA. O grande diferencial das Máscaras Matizadoras Felps Professional são os ingredientes extremamente hidratantes, óleos e manteigas vegetais que garantem o brilho a maciez, além da intensidade das cores. Contém pigmentos micronizados (muito pequenos) que se aderem apenas nos fios e não mancham a mãos. O tempo de ação é de acordo com a necessidade de cada cabelo.

Dica Profissional: Não existe um padrão para os loiros e nem receita e cada cabelo tem o seu. Então, não tente escolher o que usar para matizar os cabelos antes de terminar o processo de descoloração independente de qual produto usar. Coloração, Tonalizante ou Matizantes.

Dica Home Care: Se você não é profissional e nem conseguiu identificar o tom correto de sua cabeleira, pode misturar as cores usando violeta + black ou green + black ou até mesmo as três juntas! Mas não se esqueça: quando se neutraliza tons indesejados as madeixas ficam aparentemente mais escuras e não o contrário!

Comentários

Fazer login ou Criar conta
Login
Cadastro

X