Você não pode copiar este conteúdo!
AR EN FR DE PT ES
Cacho-Qual-É-O-Meu-E-Como-Cuidar-Deles-2.jpg

Cacho – Qual É O Meu E Como Cuidar Deles?

A base do cabelo é formada em sua maior parte pela proteína Queratina - ou seja cerca de 90% de sua composição. Só para ilustrar: o que define a forma dos fios é chamado de PONTE DE LIGAÇÃO - que são feitas entre os Aminoácidos. Dependendo dessas ligações, por certo os cabelos podem ser estabelecidos como Cacheados, Ondulados ou Lisos. Sabendo disso, é possível compreender um pouquinho sobre formação capilar e partiremos para mais informações. Se tem cacho, esse texto é exatamente para você, por isso continue lendo!


por: Cássia Moura | em: 30 de julho de 2019.

tags: Segredinho da Beleza
AudioPost:
                   

CONHECENDO E IDENTIFICANDO QUAL É O SEU TIPO DE MADEIXA E SUA CLASSIFICAÇÃO:

No mundo das cacheadas aparece uma divisão, que para algumas pessoas ainda não é bem compreendida. Então, vamos estuda-las:

FOLÍCULO

• Origem, a parte mais importante resposnsável pela produção dos fios;
HASTE FIBROSA

• Formada por células mortas de Queratina;
QUERATINÓCITOS

• Única parte viva do cabelo. Produz Queratina que contém Cisnteína – aminoácido de enxofre, age na proteção.

ESCALAS DE CURVATURA CAPILAR

Cacho-Qual-É-O-Meu-E-Como-Cuidar-Deles-1

# Raiz normal à mista, fios sedosos e brilhantes:

1 – Liso;

2A – Ondas leves e sutis, o mais próximo do liso;

2B – Ondas mais volumosas pelo comprimento e pontas. O mais fácil de identificar;  

2C – Raiz lisa e ondas bem definidas em forma de “S”. A textura dos fio é mais grossa;

# Raiz mista a oleosa fios mais secos:

3A – Cachos mais abertos com pouca definição, além disso é mais definido;

3B – São cachos mais fechados. Já esse tipo sofre forte tendência ao frizz;

3C – Cachos mais fechados, porém bem definidos com volume. O fio é mais grosso;

# Raiz oleosa fios muito secos:

4A – Cachos bem pequenos, com efeito de molas e bem volumosos;

4B – Aqui já encontramos a forma de “cachos” mais em zig-zag. Fio fino, ressecado e com volume;

4C – É um cabelo muito fino e frágil. Normalmente muito volumoso e sem nenhuma definição. Embaraça e quebra com muita facilidade;

APÓS ESSE BREVE RESUMO SOBRE OS TIPOS DE CABELOS E SUAS CURVATURAS, VAMOS ENTENDER O PORQUÊ DE TANTOS PRODUTOS PARA CACHOS:

Quem tem cabelos em cachos sabe que quanto mais cacheado e volumoso ele for, mais oleosa é a raiz e mais seco é o comprimento. Inegavelmente, uma grande verdade!

Conforme participação no desenvolvimento da linha Cachos Azeite de Abacate da Felps Profissional, acompanhei de perto a particularidade de muitas mulheres – cada uma com um tipo específico de cacho e formas bem diferentes de cuidar dos cabelos. Mas o que conseguimos entender é que, o foco em tratamento é muito mais relevante. Portanto, quanto mais óleo e ativos terapêuticos o produto tiver, melhor será para devolver toda  a nutrição que a extensão dos fios não conseguem receber por contas da curvatura, deixando a raiz muito oleosa.

UMA DICA MEGA IMPORTANTE: O que faz a diferença na manutenção e cuidados de quem possui cabelos cacheados que se encaixam nessa escala é cuidar do couro cabeludo!

Isso mesmo! Ainda assim, o que tem a ver? Normalmente o couro cabeludo é mais oleoso e na extensão dos fios é aplicado uma quantidade grande de ativador de cachos, gelatinas, óleos finalizadores e cremes para pentear. Deixando as madeixas carregadas exageradamente de produto e sempre muito úmidas… Acreditem que pode criar-se até fungos!!! E com isso o crescimento dos fios são pouco notados.

#POR FIM, A HIGIENIZAÇÃO DO COURO CABELUDO É O PRIMEIRO E MAIS IMPORTANTE PASSO A SER DADO ANTES DE TUDO! OU SEJA, COMEÇAR O RITUAL DE FORMAÇÃO E ATIVAÇÃO DOS CACHOS !!!

Comentários

Fazer login ou Criar conta
Login
Cadastro

X