Você não pode copiar este conteúdo!
AR EN FR DE PT ES
origem-shampoo-felps-3.

As Origens Do Produto De Beleza Mais Comum: O Shampoo

Atualmente, a maioria de nós lava os cabelos de maneira regular, muitas vezes diariamente. Mas nem sempre foi dessa maneira, ainda que a necessidade fosse muita. Shampoo, Xampu ou Champô a escrita correta pode até pode variar, mas a história de sua origem não!


por: Carla Madureira | em: 16 de abril de 2019.

tags: Curiosidades
AudioPost:
                   

MESMO VOCÊ NÃO SENDO UM FANÁTICO POR BELEZA, SABE QUE O SHAMPOO É UM ELEMENTO ÚTIL NA MANUTENÇÃO DE UM CABELO LIMPO

Lavar o couro cabeludo, assim como tomar banho, não era uma parte importante dos hábitos higiênicos de muita gente antes da virada do século 20. Em vez disso, os cuidados com os cabelos se concentravam em mantê-los brilhosos e livre de parasitas e caspa. Faziam isso escovando-os inumeras vezes todos os dias a fim de ajudar a remover óleos e sujeira.

O TERMO SÓ APARECEU NO SÉC. XVIII MAS O FATO DE LAVAR A JUBA REMONTA À ANTIGUIDADE

A palavra shampoo deriva de hindu (Indiano) Champo: significa planta champaca cujas flores perfumadas são feito óleos aromáticos de massagem capilar.

Apesar do jeito como conhecemos ser relativamente “novo”, na real a prática têm milhares de anos lá no Egito. Ou seja, desde quando tinhamos cabelos para lavar! A civilização de Cleópatra misturava vinagre ou suco de limão com água. Ademais, plantas ou hena em espécie de sabonete eram amplamente usados para limpar o couro cabeludo assim como de todo o corpo. Não havendo distinção entre um e outro.

AS ANTIGAS MADEIXAS ERAM CUIDADAS COM VÁRIAS INVENÇÕES USANDO INGREDIENTES PROTAMENTE DISPONÍVEIS COMO ANIMAL, MINERAL E VEGETAL!

Na Idade Média, as mulheres usavam cabelos muito longos, para higienizá-los, usavam pomadas feitas a partir de gorduras animais e infusões de ervas. A época do Renascimento, o método se baseava no pó de argila (o ancestral do shampoo seco!), usado ​​para desengordurar as raízes. Estes pós perfumados também serviram para mascarar os odores devido à falta de higiene também nas perucas!

A INVENÇÃO DO SHAMPOO MODERNO

E assim se seguiu até o início de 1900, várias mudanças nos cuidados das madeixas estavam em andamento. Tomar banho tornou-se um aspecto essencial da higiene pessoal e produtos de limpeza para os cabelos tornaram-se mais comuns.

O shampoo líquido semelhante ao que usamos hoje, não foi inventado até o final da década de 1920. Até aquela época, as pessoas lavavam seus cabelos com sabões muito detergentes à base de alcatrão ou soda cáustica apenas uma vez por mês. Por que quando usado em demasia esses produtos danificavam os fios deixando-os secos, o que era terrivel para a saúde dos fios!

Na verdade, um artigo do jornal The New York Times de 1908, dá o seguinte conselho:

“… Especialistas recomendam a lavagem do cabelo a cada duas semanas, mas de um mês a seis semanas deve ser um intervalo melhor se ele estiver em boas condições.”


Ainda bem que tudo mudou, não é mesmo? Na Felps há muitas opções de Shampoos para você escolher aquele que melhor se adequa ao seu tipo de fio.

Enfim, essa é uma de muitas práticas cosméticas relacionadas ao cabelo, que embora corriqueira deveriamos prestar mais atenção. Já que cabelo sujo não é legal!

Comentários

Fazer login ou Criar conta
Login
Cadastro

X