Você não pode copiar este conteúdo!
AR EN FR DE PT ES
Ácido-Alisa-Os-Cabelos-Respondemos-Essa-Questão-1.jpg

Ácido Alisa Os Cabelos? Respondemos Essa Questão!

Essa dúvida muitos tem e nem sempre acham a resposta por achar o termo ácido muito técnico. Desde que saíram as escovas progressivas, selagem, alinhamento, blindagem, botox, ou seja, independente do nome dado, essa pergunta é feita. Até hoje um produto que, de fato, deixam os fios bem alinhados é o grande vilão de todos os tempos o “Formol”. Este que tem grande índice de irritação, causa alergia a quase todos aqueles que se arriscam a usar, provocando sérios problemas à saúde.


por: Cássia Moura | em: 7 de novembro de 2019.

tags: Segredinho da Beleza
AudioPost:
                   

ANTES DO FORMOL SE TRANSFORMAVAM OS FIOS COM AS QUÍMICAS QUE SÃO ATÉ HOJE MUITO CONHECIDAS…

Uma vez que se faz uso de alisamentos e relaxamentos para endireitar as madeixas, com as substâncias: Hidróxido de Sódio (Soda Cáustica), Tioglicolato de Amônia (o mais usado no Brasil) e o Hidróxido de Guanidina. Todas essas bases têm um PH muito alcalino e transformam os fios definitivamente por quebrar as pontes de dissulfeto – unidade estrutural composta de átomos de enxofre – grande responsável pelo formato da fibra. Desse modo, ligam as proteínas encontradas no eixo capilar.

Seja como for, quanto maior for o número dessas ligações, mais crespos a cabeleira se torna. Assim também, mais potente deve ser o produto utilizado para alisá-los. Depois do processo é necessário utilizar uma substância ácida para fechar as cutículas e refazer essas pontes.

PORÉM, O MAIOR PROBLEMA COM ESSAS QUÍMICAS É QUE NÃO SÃO COMPATÍVEIS  COM OUTRAS; SÓ PARA EXEMPLIFICAR: A COLORAÇÃO E MECHAS, AS MAIS COMERCIALIZADAS ATUALMENTE.

Grandes químicos se empenharam em desenvolver outros ativos que proporcionassem os mesmo resultados aos cabelos, mais sem causar danos a saúde e permitisse a compatibilidade com outras químicas garantindo que os fios não se quebrem.

E AQUI TEMOS A RESPOSTA A PERGUNTA : ÁCIDO ALISA OS FIOS?

Inegavelmente Sim! Tudo porque o ácido age dentro da fibra capilar modificando-a de maneira temporária deixando-a lisa. Isso possibilita os fios crespos, cacheados ou ondulados ficarem sem frizz, mais alinhados e sem volume. O Ácido sempre vem associado a muitos componentes hidratantes como, por exemplo, óleo de argan e macadâmia, queratina, pantenol. Essa junção permite um alinhamento superior dos fios ao mesmo tempo, em que promove tratamento conferindo um efeito LISO NATURAL.

Ácido-Alisa-Os-Cabelos-Respondemos-Essa-Questão-2

Não existe um padrão para se trabalhar com os Ácidos. Tudo vai depender de cada tipo capilar, sendo indispensável a avaliação de um profissional cabeleireiro. Todo o processo desde a preparação, aplicação e processamento dos fios, precisa ser conduzido com muita atenção para um resultado satisfatório. Cada marca possui uma técnica de manuseio do produto que comercializa, que seria o que chamamos de PADRÃO DE FÁBRICA.

Na Felps Profissional existe a linha Omega Zero onde encontramos um produto 100% livre de formol a base de Ácido Tanino e Óleo de macadâmia. Também temos o nosso passo a passo padrão. Mas aqui, vou deixar uma dica de como usar ESPECÍFICO PARA CRESPOS, RESISTENTES E CACHEADOS.

MANUAL DE ALISAMENTO OMEGA 50% CREME, INDICADO PARA FIOS GROSSOS, RESISTENTES E POROSOS

  1. Lavar os fios com um shampoo Neutro ou Antirresiduo Felps 2 vezes se necessário. Cuidado para não arranhar o couro cabeludo;
  2. Secar o cabelo (80%), mantê-los úmidos para aplicação do Omega. A água age como um veículo condutor, levando o produto até o córtex onde fará a transformação. Aplicar mecha a mecha de forma que fiquem bem envolvidas, alinhe com um pente largo para uniformizar a aplicação por todo a cabeça. Deixe agir por 90 minutos. Dica: Depois de 40 minutos se os fios estiverem secos use um borrifador apenas com água e umedeça novamente para ativar o produto;
  3. Após o tempo de pausa, enxágue completamente o produto pelo menos por 10 minutos. Curiosidade: Durante o tempo de pausa o ácido desestrutura as fontes de enxofre permitindo que você faça a transformação da fibra com uma fonte de calor (Chapinha). Essa transformação é temporária;
  4. Use o secador mas NÃO ESCOVE! Pranche mechas finas (da largura do cabo de pente fino), de 10 a 15 vezes – o ponto certo de cada mecha é até que a mesma fique bem seca, solta e com brilho. Independente de quantas vezes você pranchou a mecha, ao atingir esse resultado a mesma estará pronta, e você pode selecionar a próxima mecha. Quanto mais você pranchar, mais liso o cabelo ficará!
  5. Finalize como quiser. No entanto, para um bom resultado de fixação do alisamento, não lave os fios pelas próximas 72 horas. A durabilidade desse tratamento é de 2 ou 3 meses, dependendo da estrutura e do crescimento. Para aumentar a duração do efeito, mantenha as madeixas sempre hidratadas e nutridas!

Comentários

Fazer login ou Criar conta
Login
Cadastro

X