Você não pode copiar este conteúdo!
AR EN FR DE PT ES
A-Relação-Entre-Alopecia-Areata-E-A-Perda-Dos-Fios-Parte-1

A Relação Entre Alopecia Areata E A Perda Dos Fios – Parte 1

Se você já viu muitos fios extras em seu travesseiro, escova ou ralo do chuveiro, ou notou pequenas carecas no espelho, talvez você tenha um problema de saúde subjacente. A perda de cabelo é um fato totalmente normal na vida de todos nós, pois em geral o fio de cabelo novo normalmente substitui o perdido, mas isso nem sempre acontece, sendo essa queda permanente ou temporária. Entretanto, se persistir de forma exagerada pode indicar um distúrbio autoimune chamado Alopecia Areata. Aprenda o que é e os principais sintomas neste primeiro post:


por: Carla Madureira | em: 2 de outubro de 2019.

tags: Curiosidades
AudioPost:
                   

ESSA CONDIÇÃO PODE SER ABRUPTA OU GRADUAL, NUM PRIMEIRO MOMENTO IMPERCEPTIVEL E DEPOIS SE TORNA EVIDENTE. SE DESENVOLVE QUANDO O SISTEMA IMUNOLÓGICO ATACA OS FOLÍCULOS CAPILARES, RESULTANDO EM PERDA DE FIOS SETORIZADOS OU ATÉ PERDA TOTAL DA JUBA. TAMBÉM IMPEDE O CRESCIMENTO SADIO, POIS ELE VOLTA A CAIR NOVAMENTE!  

Antes de tudo, existem alguns fatos no mínimo inusitados sobre a Alopecia:

# Ela afeta não apenas os cabelos do couro cabeludo, mas também os pelos de todo o corpo! 

# A extensão da perda e do crescimento pode variar de pessoa para pessoa. Se estiverem na parte de trás da sua cabeça, alguém poderá chamar sua atenção;

# Embora essa disfunção seja mais prevalente em adultos mais velhos, também pode ocorrer a perda capilar excessiva em crianças.

A-Relação-Entre-Alopecia-Areata-E-A-Perda-Dos-Fios-Parte-2

SINTOMAS DA ALOPECIA AREATA

É impossível contar a quantidade de fios perdidos em um determinado dia, e você pode estar perdendo mais do que o normal até virar uma calvície. Pois o fio sai, geralmente em pedaços do tamanho e formato de um quarto. Sobretudo, qualquer anormalidade neste quesito, procure seu médico dermatologista e discuta o problema, pois só ele pode determinar a causa aparente da sua perda excessiva capilar e sugerir planos de tratamento adequados!

No entanto, outras condições de saúde também podem causar queda em um padrão semelhante. A queda de cabelo sozinha não é usada para diagnosticar Alopecia Areata.

O principal sintoma é a queda, claro. Mas como dito antes, o mais assustador é que ela pode ocorrer não só no couro cabeludo! Algumas pessoas perdem pelos em alguns lugares ou em muitos pontos. Assim como também aparecer no: rosto, sobrancelhas, cílios e barba, além de outras partes do corpo. 

Em casos raros, algumas pessoas podem experimentar uma queda capilar mais extensa. Isso geralmente é uma indicação de outro tipo como:

  • Alopecia Total, que é a perda de todos os fios do couro cabeludo;
  • Alopecia Universal, que é a perda de todos os cabelos e pelos em todo o corpo.

Os médicos podem evitar usar os termos “totalis” e “universalis”, porque algumas pessoas podem experimentar algo entre os dois. É possível perder todo o pelo nos braços, pernas e couro cabeludo, mas não no peito, por exemplo.

Alopecia areata é imprevisível e, até onde médicos e pesquisadores sabem pode se desenvolver lentamente e se repetir após anos entre instâncias. E cada caso de é diferente: Às vezes, o fio cresce para trás, mas cai novamente mais tarde. Em outros, volta a crescer para sempre.

Quando você tem uma doença autoimune, seu sistema imunológico ataca seu próprio corpo. E infelizmente vemos e sentimos isso com alopecia, onde os folículos são atacados!

EXISTE CURA PARA ALOPECIA AREATA?

Atualmente, não há cura conhecida para a alopecia. Contudo, existem tratamentos que podem ajudar a cabeleira a voltar a crescer mais rápido e e evitar futuras quedas, além de maneiras exclusivas de encobrir. Como o uso de acessórios: lenços, chapéus, penteados e até recursos extras como perucas. Ou seja, existe muita coisa disponível para ajudar quem está sendo obrigado a lidar com o estresse relacionado a essa doença!

NO PRÓXIMO POST TRAREMOS A CONTINUAÇÃO DESSE TEMA COM AS PRINCIPAIS CAUSAS DO DISTURBIO, TRATAMENTOS E UMA DICA ESPERTA DA FELPS!

Comentários

Fazer login ou Criar conta
Login
Cadastro

X