Você não pode copiar este conteúdo!
AR EN FR DE PT ES
A-Origem-do-Halloween-Ou-O-Nosso-Dia-Das-Bruxas-4

A Origem do Halloween Ou O Nosso Dia Das Bruxas!

Quando vem chegando o mês de outubro, muitos se preparam para o Halloween; Com suas fantasias e makes sem mencionar o famoso “Doces ou Travessuras”. Feriado bem popular no Estados Unidos, e por aqui cada vez mais há festas e eventos temáticos só que em menor escala. Alguns veem o Dia das Bruxas como um tempo de superstições, fantasmas, e espíritos que devem ser evitados a todo custo! Porém, algo que talvez a maioria não conheça é sua história, cuja palavra em si significa literalmente "noite sagrada. Então, antes de você sair dando sustos por aí, aproveite para ler aqui as origens da data, curiosidades e suas estranhas tradições, além da influência no Brasil também. 


por: Carla Madureira | em: 30 de outubro de 2019.

tags: Curiosidades
AudioPost:
                   

O HALLOWEEN, PODE SER RASTREADO POR CERCA DE 2 000 ANOS, ATÉ OS DRUIDAS NO NORTE DA EUROPA. AS RAÍZES PAIRAM NUM FESTIVAL PRÉ-CRISTÃO REALIZADO ANUALMENTE ENTRE 31 DE OUTUBRO A 1 DE NOVEMBRO CHAMADO SAMHAIN. TRADUZ-SE EM GAÉLICO POR “FIM DO VERÃO NO HEMISFÉRIO NORTE.

Em comemoração das boas colheitas, incluíam enormes fogueiras sagradas, marcando o fim do ano celta e o início dum novo. Das práticas envolvidas nessa celebração, grande número foi alimentadas com superstições, pagãs ou até ocultismo. Tais momentos de transição no ano sempre foram considerados excepcionais e sobrenaturais. De acordo com as sagas antigas, esse era o tempo que os povos tribais prestavam homenagem aos seus antepassados e quando poderiam revelar os magníficos palácios dos deuses. A natureza exata do Samhain não é totalmente compreendida; Acreditava-se na crença de que era um dia em que espíritos dos mortos atravessariam para o outro mundo. E que a fronteira entre este universo e o próximo se tornara especialmente reduzida nesse momento, permitindo que eles se conectassem!

A-Origem-do-Halloween-Ou-O-Nosso-Dia-Das-Bruxas-1

Meio parecido com o nosso feriado de finados em 2 de novembro misturado com o carnaval! O evento pagão envolveu várias cerimônias ritualísticas visando se conectar com os espíritos, já que os celtas eram politeístas. Celebravam com fantasias como um disfarce contra os fantasmas, desfrutavam do festejo e faziam lanternas tendendo iluminar o caminho. No entanto, por causa de suas raízes, não adoravam nada parecido com o diabo cristão e nem tinham noção disso. De fato, o festival Samhain havia desaparecido há muito tempo quando começou a caça às bruxas na baixa idade média.

COMO DITO, COM O TEMPO ESSAS FESTIVIDADES DIMINUÍRAM JUNTO AS TRADIÇÕES. PORÉM, PERMANECEM EM PARTE NO UNIVERSO POP, POIS EVOLUÍRAM E SE MODERNIZARAM. EMBORA, EXISTAM VERSÕES DOS COSTUMES ANTIGOS DO HALLOWEEN, ALGUMAS DIFERENTES CULTURAS VEEM A DATA COM UM SENTIDO PARECIDO!

Maçãs são associadas ao Halloween tanto quanto abóboras, ambas usadas em jogos – espécie de método de adivinhar. Diz a lenda que a primeira pessoa a colher uma maçã do balde cheio de água sem usar as mãos se casaria primeiro. Outra crendice, trazia maçãs como parte da profecia do casamento: Segundo a tradição, as mulheres jovens descascavam a fruta em uma tira contínua e a jogavam por cima do ombro. A pele de maçã supostamente pousaria na forma da primeira letra do nome do futuro marido. Ademais um ritual, que envolvia olhar no espelho à meia-noite à luz de velas, pois as pessoas esperavam ter uma visão de seu futuro.

Quanto ao Dia das Bruxas moderno, observou-se que se tornara um feriado mais infantil. Através dos tempos, várias entidades sobrenaturais — incluindo fadas, monstros e feiticeiras — passaram a ser associadas ao Halloween. Fantasiar-se virou moda, embora, mais difundido e comercializado com a chegada da fabricação em massa. A seleção de trajes para crianças e adultos expandiu-se muito além de monstros, incluindo super-heróis até princesas.

ENTENDEMOS QUE ESSA CELEBRAÇÃO É COMUM EM PAÍSES DE LÍNGUA ANGLO-SAXÔNICA, COMO EUA, CANADÁ E REINO UNIDO. JÁ NOS PAÍSES LATINOS TAMBÉM ACONTECE, MAS DE FORMA UM POUCO MAIS TÍMIDA. NO BRASIL NÃO É DIFERENTE, CONTUDO DEPENDENDO DA REGIÃO, PASSA MEIO DESPERCEBIDO.

A-Origem-do-Halloween-Ou-O-Nosso-Dia-Das-Bruxas-3.jpg

Na tentativa de atribuir novo sentido à data por aqui, desde 2003 há um projeto de Lei 2.762 visando instituir o Dia 31/10 como do Saci também. Mesmo, já dispondo a comemoração do folclore brasileiro em 22 de agosto. Isso propõe incentivo à cultura local de forma estratégica, proposital e simbólica. Mesmo assim, muitos brasileiros preferem as tradições estrangeiras do Halloween.

Outra prática recorrente no Brasil é assistir a filmes de terror, já que alguns canais de televisão preparam uma grade especial na semana. A influência das tramas que envolvem mortos-vivos criou em diversas partes do mundo, eventos que reúnem amantes das coisas macabras. A exemplo de São Paulo tem o Zombie Walk, marcha pública há 13 anos. Assim como em outros lugares, como Belo Horizonte, Goiânia Fortaleza e João Pessoa.

EM SUMA, O DIA DAS BRUXAS ACABOU MISTURADO AO FERIADO DE FINADOS, TÃO PRÓXIMOS NO CALENDÁRIO. O HALLOWEEN “ABRASILEIRADO” INCORPOROU AS FANTASIAS, BRINCADEIRAS E O CLIMA FESTIVO DO CARNAVAL!

Comentários

Fazer login ou Criar conta
Login
Cadastro

X