Você não pode copiar este conteúdo!
AR EN FR PT ES
5-Curiosidades-Sobre-O-Vestuário-De-Inverno-4

5 Curiosidades Sobre O Vestuário Para O Frio

O tempo anda meio louco e nosso inverno vai e volta. Sabemos que quando o frio irrompe, a temperatura exterior cai, a sensação térmica traz o que há de pior: o vento gélido! Então, haja roupas para nos aquecer enquanto protege! Hoje em dia agradecemos por ter acesso a todos os tipos de tecidos tecnológicos que nos mantem quentes e secos nesses climas rigorosos. Mas e aqueles primeiros povos que enfrentaram os elementos sem a ajuda do nylon por muitos anos, como fizeram? Decerto tiveram de ser criativos ou morreriam de frio. Infelizmente é fácil esquecer que nem sempre foi assim.


por: Carla Madureira | em: 31 de julho de 2019.

tags: Curiosidades
AudioPost:
                   

O VESTUÁRIO DE FRIO POSSUI SUA PRÓPRIA HISTÓRIA ILUSTRE. VENHA CONHECER ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE ITENS QUE USAMOS E NEM SABEMOS COMO SURGIRAM:

1. CASACO SOBRETUDO

Relacionado com a regalia formal do que casual, o sobretudo pode ser seu melhor amigo nesta temporada! De fato, suas linhas são muito mais simples e puras do que um mero casaco. Este tipo de roupa também é particularmente adequado que não fique muito apertado e próximo do corpo porque ele é feito de modo que você use várias camadas por baixo. Segundo o livro Encyclopedia of Clothing and Fashion, só superaram as capas em popularidade para os homens. Adotado pela aristocracia exclusivamente masculina entre os séculos XVIII e XIX, é um dos itens mais antigos que usamos até hoje. Esse casaco começou a tomar sua forma moderna quando os ingleses o usaram para vestir por cima de outras peças para aquecer. Agora seu uso traz elegância além do conforto quentinho e ainda é unisex!

5-Curiosidades-Sobre-O-Vestuário-Para-O-Frio-1.jpg

2. BOTAS DE BORRACHA

Se você gosta de galochas precisa saber dessa história: No início de 1800, as pessoas começaram a usar revestimentos de borracha para proteger seus sapatos da água. Mas esse material a época tinha uma tendência a rachar, e logo perdeu o interesse. O fabricante de pneus Charles Goodyear estava determinado a encontrar uma maneira de melhorar a aplicação da borracha, embora seus muitos experimentos fracassados ​​o tenham deixado em dívida. Implacável, continuou experimentando e finalmente, em 1839, derramou borracha, enxofre e chumbo branco em um fogão quente. Com seus ajustes essa combinação foi batizada de vulcanização – como o Deus romano do fogo. A nova fórmula foi aplicada nas botas impermeáveis, ajudando assim a avançar a tecnologia da borracha.

5-Curiosidades-Sobre-O-Vestuário-Para-O-Frio-2.jpg

3. PARKA INUITS

Este casaco continua sendo prático para o frio por ser mais comprido e inclui um capuz de cordão forrado. Sua história provém do povo inuits que eram especialistas em criar roupas isolantes. Diante de um clima ártico, fizeram as parkas impermeáveis ​​originais usando intestinos de baleias ou focas revestidos com óleo de peixe para torná-los mais resistentes à água. Como forma funcional de se proteger das condições polares de congelamento, ainda duas parkas seriam usadas ao mesmo tempo melhorando o isolamento e a circulação de ar em temperaturas abaixo de zero. Tradicionalmente usado pelas mulheres, pois elas costuravam uma espécie de bolsão embutido embaixo (chamadas amauti), que permitiria o compartilhamento de calor da mãe e da criança. Deste modo, também seria facil levar a criança a frente para amamentar sem o expor ao frio.

5-Curiosidades-Sobre-O-Vestuário-Para-O-Frio-3.jpg

4. USHANKAS RUSSAS

Eis o nome do famoso chapéu de pele russo, o qual significa literalmente “chapéu com as orelhas”. Inspirado nos capacetes dos nômades da Grande Estepe (sul do país) e, portanto, é um tradicional cocar para a região. Esse tipo de chapéu era conveniente para o nômade, já que poderia usá-lo na variedade de condições climáticas (diferenças de temperatura, ventos fortes, etc.). Embora esteja em uso desde a idade média, se tornaram populares na Rússia na década de 1920. A qualidade da pele usada no Ushankas revelou status social na era soviética. Alguns maldosos até tentaram passar pele de gato como pele de coelho. 

5-Curiosidades-Sobre-O-Vestuário-Para-O-Frio-4
.jpg

5. COBERTURA DE PELE MUFFS

Assim como, algumas das celebridades de hoje ostentam bolsas luxuosas, as francesas durante o reinado de Luís XIV escondiam pequenos cães em grandes regalos de mão. Acessório de moda geralmente em forma de cilindro feito de pele ou tecido com ambas as extremidades abertas para manter as mãos quentes. Conforme Encyclopedia of Clothing and Fashion, a cobertura de mão ganhou popularidade no século 16 mais conhecido por Muffs. Antigamente usavam pele grande importada da América do Norte para exibir riqueza e status na Europa. Se tornou démodé no séc. 19 e no início do século 20, os regalos eram usados ​​na Inglaterra apenas por mulheres. Retornando a moda brevemente em meados dos anos 40, com acessório de motocicleta para proteção e conforto durante os meses mais frios.

5-Curiosidades-Sobre-O-Vestuário-Para-O-Frio-5.jpg

FIQUE LIGADO NA CONTINUAÇÃO DESSE POST, E SE VOCÊ GOSTOU DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fazer login ou Criar conta
Login
Cadastro

X